Video demonstrativo dos serviços executados na área musical para casamento e cerimônias especiais.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O MATRIMÔNIO E A PREPARAÇÃO PARA A VIDA MATRIMONIAL

O CASAMENTO E A VIDA MATRIMONIAL


O casamento é um momento muito forte na vida de um homem e de uma mulher que decidem se unir. As pessoas que se casam são sinais um para o outro e para a comunidade que tem fé. E a realidade invisível é o amor, o amor que jura para o outro, aquela amizade profunda, comprometida, o bem-querer, o desejo forte que surge naturalmente na vida do par que se ama. Então, os sinais significativos para a vida, como o casamento, foram elevados à categoria de sacramentos, isto é, elementos concretos que lembram a presença de Deus.
Portanto o matrimônio é um eixo existencial, pois nele o amor vive a mútua gratuidade. Os laços que se unem são frágeis, porque dependem da liberdade. No matrimônio, faz-se a experiência da garantia da fidelidade. Não somente a fidelidade no âmbito sexual, mas a fidelidade do estar-junto, do comungar os diários da vida, o viver em comum-união nos mínimos detalhes. Essa experiência no âmbito da situação de fraqueza do ser humano, depende e invoca a força superior, Deus. O sacramento torna transparente a presença do Deus no amor.
Ninguém pode negar que esse encontro é realmente um momento muito singular, muito forte na vida dos dois. Uma coisa é a paixão que, quando acontece, não deixa ver mais nada e quer viver intensamente aquele momento, sem pensar no futuro. Outra coisa é o amor que, ao lado do sentimento, coloca sobretudo a responsabilidade pelo outro como pessoa, o desejo de doação à pessoa amada para fazê-la feliz e a responsabilidade por aquilo que há de vir no futuro.
O amor é algo tão sério que ele compromete a vida de quem o vive. Marca profundamente também aqueles que eventualmente nele fracassam. Na profundidade do ser, do homem e da mulher, existe uma secreta e indescritível necessidade de que o amor permaneça e seja um sucesso, independente de momentos circunstanciais. Isso porque se trata de um compromisso vivido a dois, que coloca em jogo a liberdade e a individualidade de cada um, e ninguém empenha esses valores para fracassar. Tanto isso é verdade que o “casa-descasa” deixa nas pessoas que vivem tal experiência uma indefinida e silenciosa frustração, pois o encontro gera um sentido de responsabilidade recíproca entre os esposos, de tal forma que a permanência e a indissolubilidade se revelam naturais e exigem estabilidade.
O casamento, é claro, produz conflitos: é acompanhado de crises, é uma relação amorosa conflitual; conseqüentemente, nele vivem-se alegrias e sucessos, tristezas e tenções, mas nada que não possa ser feito para a sua continuidade.
O sacramento do matrimônio é como a aliança feita por Deus com a humanidade representada por Abraão: produz graça, traz a graça da vida. Conseqüentemente, o matrimônio, quando vivido nessa perspectiva, que é a perspectiva dos desígnios de Deus, não admite derrotas, nem as forças do mal prevalecerão contra ele. Com uma realidade dessas, os esposos têm segurança de que o seu relacionamento e o lar que fundaram será um relacionamento de um lar abençoado por Deus.
Nesse contexto, isto é, no contexto do matrimônio que nasce de um chamado natural e que se eleva, pela fé, à categoria de sacramento, sinal de salvação, a presença de Cristo torna-se esclarecedora de uma realidade que não é e nem deve ser passageira, mas uma realidade eficaz e comunicativa para toda a vida. Por isso vale a pena lutar.
REF: http://www.mfcpara.org.br/index.htm


A VOCAÇÃO MATRIMONIAL E O ENCONTRO DE PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÔNIO (CURSINHO DE NOIVOS)

Antes de nos aprofundarmos neste assunto, vamos ver o que nos diz o Parágrafo 1632 do Catecismo da Igreja Católica.
Para que o “SIM” dos esposos seja um ato livre e responsável e para que a aliança matrimonial tenha bases humanas e cristãs sólidas e duráveis, a preparação para o casamento é de primeira importância”.
A Igreja tem lançado seu olhar materno para todo seu povo, mas de maneira especial sobre as famílias, não somente para aquelas já constituídas, mas também para aquelas em construção, e por isto, tem se preocupado com a formação dos casais de namorados e de noivos.
Em tempos modernos em que estamos vivendo, muitos casais tem subtraído da caminhada, este tempo tão importante para a constituição familiar, que chamamos noivado, onde os casais começam a dar passos rumo ao Matrimônio. Mas esta preparação para o casamento, tem sido suficiente?
Bem, se considerarmos que a preparação para a Vida Sacerdotal, consiste em quase 10 anos, em algumas ordens religiosas até mais, o que hoje temos de preparação para os noivos, e futuros casados, tem sido pouco. Mas ai entram outras questões, que neste momento não iremos abordar.
Um Matrimônio consistente e construído sobre a rocha, é fruto de um namoro saudável e santo e também de um noivado responsável e de muita preparação.
Antigamente esta preparação era chamada de Curso de Noivos, porém esta palavra “Curso”, ficava meio pesada para o objetivo desta formação, dava uma impressão de que a Igreja queria ensinar como deve ser a vida matrimonial, o que não é verdade, a Igreja se preocupa com a formação das famílias. Desta forma decidiu-se pela alteração para Encontro de Preparação para o Matrimônio (cursinho de noivos).As Paróquias em geral tem caminhado também neste rumo, ou seja, na preparação de casais de noivos, que buscam o Sacramento do Matrimônio, e entre as necessidades desta busca existe o Encontro de Preparação para o Matrimônio.
REF :http://candelaria.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário